Os profissionais de Segurança do Trabalho vinham ganhando cada vez mais espaço nas organizações, resguardando a saúde e bem-estar do trabalhador.
Em tempos de pandemia, inúmeras organizações precisaram se adaptar a uma nova realidade, seja em sua própria estrutura física ou disponibilizando a estrutura necessária para o colaborador realizar suas funções de maneira remota. É sobre estas mudanças que iremos falar aqui no blog. Vamos lá?
Funcionários CLT têm direitos resguardados
É função das empresas garantir a estrutura básica necessária para seus colaboradores do regime CLT, conforme a legislação de Segurança e Saúde do Trabalho (SST).
Sendo assim, mesmo neste contexto de “novo normal” e crescimento do home office, o Técnico em Segurança do Trabalho terá um papel de destaque, orientando organizações e funcionários sobre a importância de práticas e equipamentos adequados, especialmente considerando a Covid-19, tais como:
- Esterilização de equipamentos de uso diário, tais como teclado, mouse e espaço de trabalho.
- Atenção à postura;
- Iluminação e visão
- Ambiente arejado
Preservação da saúde na volta às empresas
Sabemos que muitas atividades não podem ser feitas de maneira remota. Por isso, será imprescindível manter o controle da saúde dos funcionários, por meio um processo de prevenção que envolva do time de produção aos gestores, sempre considerando a classificação de risco de cada atividade.
Além disso, nunca é demais realizar campanhas de conscientização a respeito de práticas seguras de trabalho , o respeito ao distanciamento social e o uso de EPI, que no momento atual, além de resguardar o físico do profissional, contribui para inibir a proliferação da Covid-19.
Perspectivas para o profissional de Segurança do Trabalho
Em termos de futuro, caberá ao profissional se manter sempre atualizado, buscando cursos de aperfeiçoamento e qualificação constante.
Para 2021, com o reaquecimento da economia e do mercado de trabalho, a tendência é que surjam mais oportunidades.
Conclusão
O objetivo deste texto foi apresentar um panorama geral para o profissional de Segurança do Trabalho pós-pandemia. A carreira oferece boas perspectivas. Sabemos que 2020 não têm sido fácil, mas com estudo e dedicação, é possível ir longe, acredite!
Sobre a TECNIM
A TECNIM oferece cursos técnicos de excelência nos bairros de Bangu, Itaboraí e Ilha do Governador, nas áreas de Segurança do Trabalho , Enfermagem, Análises Clínicas e Estética.
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a nossa instituição.
The post Segurança do Trabalho em tempos de pandemia: o que muda? appeared first on TECNIM – Escola Técnica | Referência em Curso Técnico de Qualidade.